
AEA/SJCampos participa da 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas e avança com representatividade para a etapa nacional
Publicado em 28 de junho de 2025
Nos dias 27 e 28 de junho de 2025, a AEA/SJCampos participou da 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, realizada no Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento foi uma etapa decisiva no processo de construção colaborativa da Política Estadual de Desenvolvimento Urbano, reunindo representantes de diversos municípios e regiões administrativas do Estado, incluindo delegações eleitas nas conferências municipais — como foi o caso de São José dos Campos.
A Conferência teve como tema central “Construindo a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, e consolidou-se como um espaço plural, democrático e participativo, permitindo o encontro de diferentes setores da sociedade — poder público, entidades técnicas, movimentos sociais, universidades, conselhos profissionais e população em geral — para debater os rumos do desenvolvimento urbano no Estado de São Paulo.
Representando o município como delegado eleito na etapa municipal, o arquiteto e urbanista Walter Brant, diretor da AEA/SJCampos, participou dos debates e discussões temáticas. Ele enfatizou a importância estratégica do evento. “A Conferência das Cidades tem o objetivo de ouvir a sociedade organizada para a formulação de propostas para políticas públicas que têm impacto direto na vida da população. A próxima etapa ocorrerá no próximo semestre em Brasília e a Associação já tem sua representatividade garantida”, afirmou.
Durante a etapa municipal, realizada em março deste ano, Walter destacou que “a construção de cidades mais justas e sustentáveis passa pelo diálogo entre diferentes setores da sociedade” e o engenheiro agrônomo Fernando Oliveira e Silva foi eleito como delegado suplente.
Eixos temáticos e debates estratégicos - Durante os dois dias da Conferência Estadual, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir os cinco eixos temáticos definidos pela Comissão Organizadora:
- Urbanismo e Habitação
- Infraestrutura e Mobilidade
- Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
- Cidades Inteligentes
- Governança e Participação Social
Esses eixos foram elaborados com base nas contribuições recebidas nas 157 conferências municipais realizadas em todo o estado, que representaram cerca de 78% da população paulista. Essa ampla mobilização garantiu diversidade territorial e aprofundamento dos debates, permitindo que as propostas discutidas em São Paulo refletissem as necessidades reais de diferentes regiões.
As discussões estaduais tiveram como objetivo sistematizar essas propostas e priorizá-las para a etapa nacional da Conferência, marcada para ocorrer em 31 de outubro de 2025, em Brasília. A etapa nacional será o momento de consolidar as diretrizes e recomendações que deverão orientar a formulação e execução da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
A presença da AEA/SJCampos nas etapas municipal e estadual reafirma o papel fundamental das entidades técnicas e profissionais no debate urbano. Arquitetos, engenheiros, agrônomos e urbanistas possuem o conhecimento técnico necessário para propor soluções sustentáveis, inovadoras e viáveis para os desafios complexos.
A Conferência Estadual foi também uma oportunidade para que representantes de diversas regiões trocassem experiências e boas práticas, reconhecendo vulnerabilidades comuns, mas também soluções locais que podem ser ampliadas e replicadas em outras localidades.
Próximos passos - Com a definição das propostas prioritárias e a consolidação da delegação paulista, as atenções agora se voltam para a etapa nacional, em Brasília. A AEA/SJCampos estará presente, reforçando o seu compromisso com o planejamento urbano responsável, sustentável e participativo.